Czar Acidental – A vida e as mentiras de Vladimir Putin

Recomendação da semana: Czar Acidental – A vida e as mentiras de Vladimir Putin.

A obra é escrita por Andrew S. Weiss, ex-consultor sobre a Rússia na Casa Branca, e conta com os desenhos minimalistas de Brian Brown, narrando a história do czar moderno Vladimir Putin.

É interessante para entender um pouco mais sobre Putin e ocorrências recentes na Europa.

A HQ começa com um pouco da carreira de Putin como oficial da KGB, e sua fase na Alemanha Oriental, onde fazia um trabalho burocrático, efetivamente inútil.

Putin, aos 43 anos, era um zé-ninguém. Por meio de suas conexões e pelo momento da Rússia, teve uma ascenção meteórica, quase acidental, ao poder. É o típico caso da pessoa estar no lugar certo e na hora certa, fazendo jus ao “czar acidental” do título.

Ter trabalhado como o manda-chuva das lucrativas priovatizações da Rússia dos anos 90 ajudou-o a criar conexões e redes de favores.

Possivelmente, Putin foi escolhido pelo presidente anterior Boris Yeltsin por ser alguém “leal”, inofensivo, para servir aos interesses da oligarquia local. Porém, Putin mostrou-se extremamente hábil em utilizar a máquina pública e outros meios (lícitos ou não) para perpetuar-se no poder e derrubar os que o ameaçavam.

A imagem de Putin como forte, bravo, é cuidadosamente curada para continuamente ser um vilão típico de James Bond. Na realidade, tem muito de encenação nessas aparições calculadas e propaganda.

Da resenha do livro:

“No imaginário coletivo ocidental, Vladimir Putin é um maquiavélico vilão de desenho animado, constantemente tramando para aniquilar seus inimigos ao redor do globo. Mas como um medíocre oficial de nível médio da KGB se tornou um dos mais poderosos líderes na História da Rússia? E até onde a persona de machão de Putin é uma calculada encenação?”

É uma leitura fácil, com belos desenhos, e bastante informativa.

Link da Amazon: https://amzn.to/467DviW

Deixe um comentário