O chatGPT é assustadoramente poderoso. Ele ainda erra, dá respostas sem noção, mas os resultados são extremamente bons para casos mais simples, ou para explorarmos ideias criativas alternativas.
Convido o leitor a dar um zoom out na história da IA através de alguns marcos:
1943: Primeiro conceito de rede neural artificial, por Warren McCulloch e Walter Pitts
1950: O “Teste de Turing”, proposto pelo matemático britânico Alan Turing
1958 – Proposta do Perceptron, um dos primeiros modelos de AI, com backpropagation. Por ser um modelo muito simples, um livro posterior mostrou suas limitações e jogou um banho de água fria na área, causando o primeiro “Inverno da AI”
1997: O computador Deep Blue da IBM vence o Grande Mestre de xadrez Garry Kasparov, possivelmente o melhor enxadrista humano da história
2011: O Watson da IBM vence o game show Jeopardy, mostrando a capacidade da IA de entender linguagem natural humana e responder em tempo real
2014: Desenvolvimento de Generative Adversarial Networks (GANs), uma classe de machine learning
2015: Lançamento do TensorFlow e Keras. Em 2017, o PyTorch. Todos são frameworks computacionais open source de machine learning
2016: O AlphaGo, sistema de AI da DeepMind, vence o campeão mundial do jogo de tabuleiro GO (que é ordens de grandeza mais difícil que xadrez)
2018: O AlphaZero, também da DeepMind (adquirida pelo Google) é uma IA que aprendeu a jogar sozinha. Ela consegue vencer os melhores jogadores de xadrez, shogi, Atari e go (inclusive o anterior, AlphaGo)
2021: O DALL-E, da Open AI, que desenha imagens fabulosas a partir de descrições de texto
2023: O assombroso chatGPT3 (que ajudou a escrever 50% deste texto)
São menos de 100 anos de um progresso exponencial.
Considerando que o Homo Sapiens tem uns 300.000 anos neste Terra, esses últimos 100 anos representam 0.033% da história, entram no erro de arredondamento.
Imagine o GPT4, que ainda está a ser lançado e vai ter mais de 1 trilhão de parâmetros (contra 175 bi do GPT3)!
O que mais virá no futuro?
Arnaldo Gunzi, fev 2023
Republicou isso em Ferramentas em Excel-Vba.
CurtirCurtir