Dois tempos: télico e atélico

O termo “telos” vem do grego, e significa “meta”, “objetivo”.

De tudo o que fazemos, podemos pensar que estamos fazendo algo tendo um objetivo em mente (télico) ou não (atélico).

Pode parecer que o ideal é todas as atividades serem télicas. Trabalhar. Ir para a escola. Fazer cursos para aperfeiçoamento de algum tema.

Porém, na verdade, o tempo atélico é tão importante quanto. Olhar para o vazio. Não ter nenhuma tarefa consumindo toda a concentração. Apenas brincar com as crianças.

São nos momentos atélicos que conseguimos ver além do óbvio. Pensar. Respirar. Ter energia para os momentos télicos. E, porque não, viver.

No Tao, temos a contraposição entre o cheio e o vazio. O vazio é tão importante quanto o cheio. Só conseguimos utilizar uma casa pelo espaço vazio que ela tem. Um copo só cumpre a sua função pelo vazio que será preenchido pelo líquido.

Portanto, equilibre o tempo télico e o atélico.

Sugestões de atividades:

  • Fique 10 min sem fazer nada
  • Faça uma caminhada de 30 min
  • Apenas brinque com seus filhos, sem ficar mexendo no celular

(Inspirado em reflexão de Sahil Bloom)

Veja também:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s