Stanislaw Ulam, Aventuras de um Matemático

Recomendação de filme: O Matemático, no Amazon Prime Video.

É sobre a vida de Stanislaw Ulam, matemático envolvido no Projeto Manhattan (da bomba atômica) e da bomba de Hidrogênio.

Cena do filme “O Matemático”

Na verdade, é um filme bem chato de assistir. Ritmo lento. Boring.

Primeiro, que mesmo nos ciclo dos matemáticos e físicos, Stan Ulam não é dos mais famosos.

Só quem é muito exatoide e que conhece de Stanislaw Ulam e John Von Neumann vai ter algum interesse em acompanhar.

Eu conheço Ulam pelo Método de Monte Carlo, inventado pela dupla citada acima, a fim de simular as complicadas propriedades físicas dos elementos para a bomba.

Pois bem, Ulam é um gênio. Emigrante polonês judeu que fugiu para os EUA no meio dos anos 1930 – e como vários outros na mesma situação, fugindo do nazismo. Inclusive, há uma cena em que ele chama os parentes a fugir da Europa.

Stanislaw Ulam

Como alguém como ele poderia ajudar no esforço de guerra? Se alistando e pegando em armas? O seu grande poder era o cérebro, e era isso que ele deveria explorar. Nos EUA, deu aulas em Harvard, e foi chamado por John Von Neumann – por sua vez, emigrante húngaro – a integrar o Projeto Manhattan, da bomba atômica.

Ulam gostava de jogar cartas e utilizar as mesmas para suas aulas – conhecimento que certamente ajudou na criação do método de Monte Carlo (em referência aos cassinos da cidade).

A filme tenta provocar algum conflito pessoal, no sentimento de culpa ao criar a bomba atômica versus a lógica fria de que Hitler poderia ter desenvolvido a mesma, e era melhor que a mesma ficasse em mãos mais responsáveis.

Vejo o filme mais como uma homenagem a gigantes como Ulam, Von Neumann e Oppenheimer do que como a obra em si.

Ao contrário de filmes de mafiosos, traficantes, prostitutas e matadores, um filme sobre um matemático não é nada excitante. Porém, em termos de vida real, a contribuição desses físicos e matemáticos foi enorme: Neumann e Ulam ajudaram a criar os primeiros computadores eletrônicos da história, e a arquitetura que utilizamos até hoje é a arquitetura de Von Neumann.

O Método de Monte Carlo e derivados tem aplicações práticas extremamente valiosas para a indústria, nos dias de hoje. Simulação de eventos discretos, em geral, ajudam a dimensionar o número ótimo de atendentes de um help desk, o tamanho de pátios de armazenagem, número de empilhadeiras de um armazém, e assim sucessivamente.

Agradeço à dupla Ulam – Von Neumann pelas brilhantes ideias desenvolvidas, e que utilizamos até os dias de hoje.

Veja também:

https://www.thefirstnews.com/article/powerful-new-biopic-tells-extraordinary-story-of-stanislaw-ulam–the-h-bomb-mathematician-9944

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s