Recomendação de podcast, com dois gigantes: Malcown Gladwell (Outliers, David e Golias) e Tim Harford (O Economista Clandestino).
O tema: a corrida pela conquista do Polo Sul. De um lado, o britânico Robert Scott, de outro, o norueguês Roald Amudsen, no começo dos anos 1900.

Os exploradores tinham abordagens completamente diferentes.
- Scott, herói badalado pela mídia, cheia de inovações mirabolantes (como utilizar pôneis)
- Amudsen, low profile, pouco conhecido, chegou a dizer que ia ao Polo Norte para despistar atenção
Gladwell cita a semelhança de Scott com startup badalada do Vale do Silício, cheia de ideias e com enorme financiamento.
Porém, o dinheiro não vem sozinho. Com isso, opiniões, interferências, pressão. Exemplo é que o navio quase afundou, de tanta carga que levava.
Já Amudsen apenas queria chegar ao Polo Sul da maneira mais simples e eficiente possível – como se fosse um empreendedor desconhecido. Utilizou os tradicionais cães, para transporte de trenós, por exemplo.
Quem seria estúpido o suficiente para utilizar pôneis (morreram todos) no Polo Sul, quando o tradicional é utilizar cães? Talvez os mesmos que hoje proclamem as vantagens do blockchain para problemas que um banco de dados simples resolveria.
Amudsen venceu a corrida, no final das contas. Eu achei a analogia interessante, ainda mais vindo de dois grandes nomes do pensamento da atualidade.
Link: Podcast Cautionary Tales:
https://omny.fm/shows/cautionary-tales-with-tim-harford/how-would-you-dine-with-scott-or-amundsen-malcolm
Veja também: