Recomendação de leitura: A Saga de Canudos.
É uma história em quadrinhos bastante curta, ilustrando o episódio da Guerra de Canudos, e focada em seu ilustre protagonista, Antônio Conselheiro.
Os conflitos ocorreram entre 1896 e 1897, num período logo após a Proclamação da República do Brasil.

Link da Amazon: https://amzn.to/3ivWGNc
Antônio Conselheiro era um pregador, que viajava o Nordeste do Brasil. Ele criticava duramente a República, dizendo ser materialização do AntiCristo, pelo Estado ser laico. Outro ponto eram os altos impostos para financiar o novo governo. O profeta foi ganhando seguidores, e se estabeleceu numa fazenda, batizada como “Belo Monte”, mas que ficou conhecida na história como “Canudos”.
A comunidade de Canudos cresceu ao ponto de ter 25 mil habitantes. Seus seguidores: ex-escravos (foi um período logo após a abolição da escravatura), vagabundos, pessoas sem esperança, sem nada a perder. Era uma comunidade onde toda a produção era compartilhada entre os moradores.
Canudos começou a incomodar, por ser abertamente contra a República, e também por estar crescendo.
Foram 4 ataques militares, crescentes em termos de soldados e armamento, até finalmente Canudos ser completamente destruída.
“O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão” – Antônio Conselheiro
“Os Sertões”, de Euclides da Cunha, é uma das maiores obras da literatura brasileira, e narra o episódio. Lembro porque caía no vestibular, e o livro era bem difícil de entender.
“E surgia na bahia o anacoreta sombrio, os cabelos crescidos até os ombros, barba inculta e longa; face acaveirada; olhar fulgurante” – Euclides da Cunha.
Até hoje não sei o que significa “Anacoreta”…
Ironicamente, o sertão de Canudos realmente virou mar. O açude de Cocorobó colocou as ruínas da cidade debaixo da água.

Vale a pena conhecer um pouco mais deste episódio da cultura brasileira.
O filme “canudos” vale muito a pena assistir também, é antigo mas muito bacana. Tem disponível no YouTube.
CurtirCurtir
Que maneiro, Diego. Não conheço, vou procurar.
CurtirCurtir