O explosivo filósofo alemão Friedrich Nietzsche é amado e odiado por suas ideias polêmicas e linguagem poética.

“Deus está morto”,
“Moral é apenas uma interpretação equivocada de certos fenômenos”
“É do caos que nasce uma estrela”
“Quando se olha muito tempo para o abismo, o abismo olha para você.”
“Aqueles que veem a dança são considerados insanos por quem não está ouvindo a música”
A seguir, três recomendações de quadrinhos sobre o filósofo.
1 – Assim falava Zaratustra. Baseado no livro homônimo. Tem uma bela arte, é um resumo e ao mesmo tempo uma interpretação artística do livro.

2 – Nietzsche Nº 1. É uma biografia do filósofo, narrando um pouco de seus pensamentos e sua vida. A arte do desenho é extremamente bonita aos olhos.

3 – Assim falou Zaratustra. É uma história num formato mangá. É apenas inspirado no livro. Narra uma história imaginada pelo autor, com algumas citações e personagens de sua vida (como Lou Salomé), mas não é nem um pouco fiel ao livro homônimo, e a história nem é muito legal.
Esta indicação só está aqui porque tem uma referência ao ultraviolento filme “Laranja Mecânica”.
A cena em que Alex DeLarge e sua gangue de “drugues” espancam um mendigo num córrego é adaptada para o mangá: o delinquente Zaratustra e sua gangue fazem o mesmo.

Ou seja, o mangá consegue unir dois trabalhos icônicos, de duas cabeças brilhantes (Nietzsche e Kubrick) e transformar numa história ruim… por isso mesmo, é imperdível.
Veja também.
https://ideiasesquecidas.com/2018/06/03/o-anticristo-de-nietzsche-em-40-frases/
https://ideiasesquecidas.com/2017/12/13/o-crepusculo-dos-idolos-em-40-frases/
“Eis os fracos de alma. Mal nasceram e já começaram a morrer, e sonham com doutrinas do cansaço e da renúncia. Queriam estar mortos, e nós devemos santificar−lhes a vontade. ivremo−nos de ressuscitar esses mortos e de lhes violar as sepulturas” Assim falou Zaratustra
http://www.osnildomoreira.com
CurtirCurtir