Uma boa surpresa é encontrar nas livrarias o relançamento do livro “Iludidos pelo acaso” (Fooled by Randomness), do meu autor favorito: Nassim Taleb.

Fooled by Randomness foi publicado em meados dos anos 2000. Mostra como a aleatoriedade afeta diversos aspectos de nossa vida. É um ensaio para o ápice, o magnum opus de Taleb, que seria a publicação seguinte: A Lógica do Cisne Negro; e, posteriormente, Antifrágil – coisas que ganham com a desordem.
Em Iludidos pelo acaso, Taleb ainda não é o Taleb: sem inventar termos e conceitos (ex. o termo Cisne Negro, efeito Lindy), sem criticar abertamente figurões da academia, da política e da economia (há uma fila de desafetos: Steve Pinker, Richard Thaler, Nate Silver, Susan Sontag, e por aí vai), sem comprar briga em temas polêmicos (como plantações geneticamente modificadas).
Porém, tem o DNA do mesmo, dizendo em essência, o mesmo que viria depois no Cisne Negro: não conhecemos o mundo em que vivemos, não conseguimos prever o futuro, apenas nos preparar para ele.
Vale a pena ler cada frase deste livro.
A página pessoal oficial de Nassim Taleb é o Fooledbyrandomness.com
https://fooledbyrandomness.com/
Veja também:
https://ideiasesquecidas.com/2017/08/09/a-teoria-dos-cisnes-negros/