Peace, Happiness and Prosperity

Um fórum para um mundo melhor
Dentre os tesouros mais estimados da minha biblioteca, estão as revistas Peace, Happiness and Prosperity (PHP), patrocinadas por Konosuke Matsushita, fundador da Panasonic.
PHP.JPG
São revistas da década de 70, com o propósito de divulgar ideias pequenas, simples, a fim de tentar fazer um mundo de paz, felicidade e prosperidade. Textos escritos muitas vezes por pessoas comuns, por isso o nome “fórum”.
Um dos textos questionava: por que atender ao estridente som do telefone é mais urgente do que dar atenção à pessoa que está conversando, cara a cara?
Outro texto era sobre o que o Japão tinha aprendido com a Segunda Guerra. Descrevia a industrialização do Japão, as vitórias sobre a China e Rússia, o papel na Primeira Grande Guerra, e finalmente as consequências da Segunda Guerra. Em 1975, as terríveis feridas da guerra ainda estavam abertas.
Eram artigos concisos, pequenos insights, quase ingênuos, com o verdadeiro propósito de tornar o mundo um lugar mais feliz: artigo sobre pipas no Japão, tradições das mulheres indianas, o pensamento japonês sobre a morte, reflexões sobre educação.
Comprei uma dessas revistas na década de 90, num sebo, por 1 real. Li e voltei no dia seguinte, para comprar todas as edições que estavam à venda ali, umas 10 no total.
O Instituto PHP existe até hoje:
Php_site
A revista PHP me inspirou a escrever artigos pequenos ou grandes, sempre com o propósito de proporcionar um insight diferente, uma ideia nova, para um mundo melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s