Micro empréstimo a Ugiljon e ao Wenceslao

Gostaria de divulgar uma boa ideia, que é a de micro empréstimo. Antes disso, uma introdução


O que é dinheiro?

Em qualquer livro de economia, a definição de dinheiro é algo como: Meio de troca, reserva de valor, unidade de medida.

Fiquei muito tempo pensando no que isto significava, em papel-moeda, moeda fiducitária, etc. Traduzindo, para mim Dinheiro = Energia. Troco energia para obter algo que preciso, uso energia para fazer alguma coisa, armazeno a energia para um momento futuro, e meço o quanto de energia eu tenho.
Que tal emprestar um pouco desta energia quando estiver sobrando? Emprestar para quem estiver precisando desta energia para financiar algum empreendimento pequeno, e que provavelmente (mas não necessariamente) vai devolver daqui a alguns meses?


Ugiljon

Kiva_Ugiljon
Hoje fiz um empréstimo de 25 dólares a Ugiljon. Ela é uma mulher trabalhadora que precisa de 625 dólares para comprar remédios para o filho. Ela mora no Tajikistão, um país vizinho do Afeganistão. Talvez ela nunca pague o empréstimo. Ou talvez pague quando puder, daqui a muitos meses. Mas isto não importa.


Wenceslao

Kiva_Wenceslao

Fiz um outro empréstimo de 25 dólares para o Wenceslao, que quer juntar 1.100 dólares para comprar bananas e revender. Ele mora nas Filipinas.


Não tenho tempo nem disposição para ir até o Tajikistão ou as Filipinas pessoalmente. O site Kiva (www.kiva.org) faz este elo por mim. O Kiva é uma plataforma de micro-empréstimo. Empréstimo peer-to-peer, um para um. Ela conecta qualquer pessoa no mundo disposta a emprestar uma quantia pequena para alguma outra pessoa que esteja precisando. Seja para financiar um negócio pequeno, seja para ajudar momentaneamente no orçamento, seja para começar um sonho. E a pessoa que pega emprestado se compromete a devolver em parcelas, em alguns meses. O Kiva tem parcerias com associações locais, que ajudam a gerenciar o direcionamento destes empréstimos e a escolher as pessoas.

Gosto do modelo de empréstimo. O dinheiro não é dado, é emprestado. A pessoa tem o dever, pelo menos moral, de devolver, e por isto dá mais valor e usa melhor o que recebe. A taxa de repagamento do Kiva é de 98,47%, muito maior do que a gente poderia esperar.

Que tal colocar energia para movimentar o mundo, por menor que seja este movimento?

Arnaldo Gunzi

Out 2015

2 comentários sobre “Micro empréstimo a Ugiljon e ao Wenceslao

  1. Sobre o pagamento à Kiva. Paguei com PayPal, bem simples e rápido. Alguns cliques e pronto.

    Sobre os empréstimos quando forem pagos. Eu posso retirar o valor ou reemprestar para outra pessoa.

    Ao invés de ter uma poupança no banco, que tal montar uma poupança de micro-empréstimos?

    >

    Curtir

  2. Uma Historinha. Meu avô era um pobre agricultor que plantava e colhia em terras arrendadas. Em agricultura, há um período específico do ano onde tem a safra. O agricultor tem receita em apenas nesta pequena época, sendo o resto do ano apenas gastando o dinheiro. Quem é grande o suficiente consegue ter uma reserva monetária para aguentar o ano inteiro sem receber. Quem é pobre tem que pedir dinheiro emprestado no banco. Nem sempre o meu avô conseguia, e quando o fazia, era com juros altos. Assim, nunca conseguia o suficiente para fugir deste ciclo vicioso de pagar juros sobre juros.

    Houvesse uma linha de micro-empréstimo na época, quem sabe a vida dele não tivesse sido um pouco melhor.

    >

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s