Micro apartamentos com interação social

Quando eu morava no RJ, o primeiro apartamento que aluguei foi um quarto e sala, pequeno mas aconchegante. Eu era vem jovem, solteiro, não precisava de muito mais que isto. A minha interação com os vizinhos era um “bom dia”, no máximo. Não tinha nenhuma área comum de lazer. A única área comum entre as pessoas era o elevador e os corredores.
Vejo no link a seguir uma notícia que me faz pensar. É sobre um projeto de micro apartamentos modulares, de 23 a 35 m2 em Nova York, mas que tenta explorar muito bem este lado comum de compartilhar área, equipamentos e serviços.
mymicrony3
MicroNY
No meu quarto e sala em Botafogo, se tivesse uma lavanderia comum ao prédio, certamente eu usaria a lavanderia ao invés de comprar uma máquina de lavar. Ou, tivesse uma oficina compartilhada, não precisaria de furadeiras, martelo, chave de fenda ocupando espaço em um apartamento minúsculo. Estendendo o raciocínio, para as crianças, uma brinquedoteca. Um bicicletário, para quem só quer andar de bicicleta de vez sem quando. Quem sabe, uma biblioteca com espaço para estudar.
Que tal uma área para assistir televisão, como em alguns albergues? Chegando a um extremo de crise hídrica, que tal imóveis sem chuveiro – apenas com chuveiro coletivo por andar, também como em albergues.
Os apartamentos de hoje em dia estão ficando cada vez menores. Não sei como vai ser o futuro, mas parece que a tendência é essa. O Brasil ainda tem várias décadas de crescimento populacional, antes de envelhecer como nação – pelo menos até 2050, segundo o site http://populationpyramid.net/brazil/.
BrasilPopulacao
Parece que, cada vez mais, a ideia de compartilhar, ao invés de ter, ganha força. Tirar espaço de casa para áreas comuns. Dividir um espaço cada vez mais valioso em nossas cidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s