Morei por 8 anos no Rio de Janeiro, nos anos 2000. No Rio de Janeiro, há um lugar chamado “Cinelândia”. A razão deste nome é porque, no passado, havia uma grande variedade de cinemas na região. Mas, nos anos em que estive morando por lá, não havia nenhum cinema por ali. Aliás, havia sim alguns cinemas. Mas eram tão precários e decadentes que não dava para chamar de cinema.
Um destes cinemas decadentes era o Cine Vitória. Nos anos 80, era um lugar como na figura a seguir.

12.03.1981 – Frederico Secco – Front of Cinema Vitória at downtown
Já na década de 2000, ao andar pela rua Senador Dantas, o transeunte se deparava com um lugar horrível caindo aos pedaços, como o da figura a seguir.
Ainda assim, funcionava como um cinema, mas passando filmes pornográficos de última qualidade. E este era o mesmo destino de um punhado de outros cinemas remanescentes da região. Um triste destino para um lugar chamado Cinelândia.
Voando 10 anos no tempo.
Ano de 2015. Na mesma rua Senador Dantas, 45, o Cine Vitória dá lugar à Livraria Cultura. Moderna, bonita, com 9 andares cheios de livros, revistas, dvds, e café. É um resgate de um pouco do orgulho da cidade e um presente aos cariocas!
Há alguns anos, o Cine Odeon também passou por reformas, ficando muito bonito e majestoso. É a cinelândia recuperando parte do charme que um dia teve.
Dicas para um passeio na Cinelândia: o bar “Amarelinho da Cinelândia”, o Teatro Municipal, a Biblioteca Municipal, a Livraria Cultura Cine Vitória, e o Passeio Público.
Pingback: Gentileza gera Gentileza | Forgotten Lore
Republicou isso em Forgotten Loree comentado:
Ascenção e, novamente, queda do Cine Vitória,
Update sobre o assunto. A bela Livraria Cultura do Cine Vitória está fechando as portas, em 11/10/2018.
https://cultura.estadao.com.br/blogs/babel/livraria-cultura-fecha-loja-no-rio-de-janeiro/
CurtirCurtir