Chaves

 Há anos e anos admiro o trabalho de Roberto Gomes Bolanos, o criador e intérprete de Chaves e sua turma: Seu Madruga, Chiquinha, Quico, etc. Gosto de Chaves pelo bom humor, pelos personagens engraçados, pela inocência dos personagens. Nunca gostei de programas ou humoristas que usam e abusam de piadas de natureza sexual, ou caçoam de estereótipos de pessoas.

 

Imagem

Algumas curiosidades, do livro “Chaves, a história oficial ilustrada”:

Bolanos fazia um quadro chamado “Los chifladitos”, com um ator chamadado Rubén Aguirre. Apesar do sucesso, ele teve de suspender o mesmo porque o outro ator aceitou uma oferta para trabalhar em outro canal. Depois de dias pensando no que fazer, Bolanos começou a escrever um trabalho sobre um garoto pobre, que passeava num parque e teve uma disputa com um vendedor de balões (Seu Madruga). Esta história fez tanto sucesso que deu origem ao Chaves.

Bolanos ganhou o apelido de Chesperito, ou “Pequeno Shakespeare”, pelo talento e qualidade de seus trabalhos. Para dar sorte, os seus personagens começavam com CH: Chaves, Chapolim.

“Chavo del 8” é uma expressão que quer dizer algo como “Menino do 8”, referindo-se ao menino que mora na casa 8. Ou seja, “Chaves” não é o nome dele.

Também não se sabe como ele mora na casa 8. Todas as vezes que vai explicar onde mora, alguma coisa acontece e interrompe a descrição.

Os sapatos surrados do Chaves foram dados pelo Seu Madruga, na primeira vez que ele apareceu na Vila.

Bolanos casou-se com Florinda Meza, a Dona Florinda, após vários anos de convivência diária. Bolanos já era casado e tinha 6 filhos.

Sobre o Seu Madruga: “Ramón Valdés me fazia rir como nada mais me fazia rir. Em meus programas, era o que mais me fazia rir”

Pergunta: A que atribui seu sucesso, além da qualidade de seu elenco?
Bolanos: “Ao fato de eu sempre ter promovido os valores éticos. Nunca fizemos piada com os defeitos físicos ou com as crenças das pessoas.”

 

Bolanos sempre cita o seu próprio exemplo de que nunca é tarde para começar algo. Quando criou Chaves e Chapolim, ele já tinha mais de quarenta anos.

2 comentários sobre “Chaves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s