Combate a corrupção

Alguns conceitos interessantes de combate a corrupção que aprendi com o meu amigo Lorival Verillo, ligado a uma ONG chamada Amarribo.

Embora a corrupção seja um mal, a incompetência é tão ruim quanto. Fazer um serviço mal feito leva a retrabalho, perda de eficiência da sociedade em geral, e no final das contas é uma subtração de valores dos cofres públicos.

Ter as contas aprovadas pelos tribunais de contas não é um atestado final de que não houve corrupção. Os tribunais fazem um exame mais geral e menos rigoroso das contas, podendo aceitar, por exemplo, notas frias bem elaboradas. Portanto, os tribunais de contas acabam legitimando a ação do corrupto. É comum ver nos jornais algum político falando que: “o tribunal de contas aprovou as minhas contas”. O leigo vai achar que realmente o sujeito não tem

Obras de pavimentação são as preferidas pelos corruptos em geral, porque uma vez que a obra for concluída, não tem muito como saber o quanto foi gasto (em regularização do terreno, estabilização do solo, material para base e pavimento). E também porque qualquer município precisa de pavimentação, e há inúmeras empresas que prestam este serviço.

Corruptos usam e abusam de compras em valores pequenos. Abaixo de 8 mil reais, não é necessário fazer licitação (conforme a lei de Licitações 8666), apenas enviar cartas convite para três empresas. Portanto, eles combinam diversas compras abaixo do limite, combinam preço com algumas empresas e está tudo certo, estão dentro da lei.

A nota fiscal eletrônica permite maior facilidade em cruzar dados. A tendência é que o trabalho do corrupto torne-se mais difícil com a tecnologia.

Vide site http://www.Amarribo.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s