Computadores Quânticos como tendência para 2023

Segue minha contribuição para “As 10 tendências para 2023 da #StartSe“, como parte do programa #gamechangers. Link: https://www.startse.com/artigos/tendencias-2023-comunidade-startse/

COMPUTAÇÃO QUÂNTICA

A Computação Quântica é um novo paradigma de computação, que aplica propriedades da física quântica para o processamento de informações. Enquanto computadores clássicos utilizam bits (0 ou 1), os computadores quânticos utilizam qubits, que podem estar num estado intermediário entre 0 e 1.

Os computadores quânticos podem mudar a criptografia como conhecemos. “Computadores quânticos têm dois “superpoderes”: superposição (estar em dois estados ao mesmo tempo) e emaranhamento (um qubit estar 100% correlacionado com outro). E com isso, é possível ter aplicações mais eficientes em áreas como fatoração de números inteiros grandes (quebrando toda a criptografia atual), produção de novos remédios através de simulação de moléculas químicas e otimização computacional.

Algumas predições adicionais para o ano que vem:

– Lançamento de computador superior a 1000 qubits

– Aumento da importância do tema, principalmente em relação à cybersegurança

– Porém, como um ovo sendo incubado, ainda será insuficiente para criar alguma revolução real (isso deve demorar mais tempo)

Também publiquei este post no LinkedIn. Quem quiser me conectar por lá, fique à vontade.

https://www.linkedin.com/posts/arnaldogunzi_computadoresquanticos-startse-gamechangers-activity-7013835949079982080-gsE9?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Veja também:

Roadmap Computação Quântica

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s