Cisnes Verdes e Inova Klabin

Tecnologia da Automação / Projetos Analíticos marcando presença no #InovaKlabin 2022!

Tema: #Sustentabilidade.

Foram cinco trilhas de imersão em experiências, desde a floresta até novos produtos, para clientes, fornecedores e amigos.

Destaque para a palestra de John Elkington, sobre “Cisnes Verdes”.

O meu autor favorito dos tempos modernos é Nassim Taleb, que popularizou o termo “Cisnes Negros”: eventos de baixa probabilidade, porém com impacto enorme. Tendemos a subestimar este tipo de evento e, a retrospecto, dizer que era totalmente previsível – vide crise de 2008.

Quando falamos “cisne negro”, vem à cabeça um evento negativo. Um cisne verde é similar, porém, é um evento positivo do ponto de vista ambiental: tecnologias e métodos que podem se desenvolver de forma sustentável, progresso exponencial na forma econômica, social e ambiental.

Uma única empresa de carros elétricos, por exemplo, não é um “cisne verde” – este conceito é mais global e geral. As empresas e instituições assim são um “patinho feio” – inspirado no conto de Andersen, sobre patinhos feios virarem belos cisnes.

Etapas para chegar aos cisnes verdes: Rejeição (isso não vai funcionar nunca), Responsabilidade por novas soluções, Replicação em larga escala, Resiliência da nova solução e Regeneração (sistema de consumo de recursos totalmente circular).

Veja também:
https://ideiasesquecidas.com/2017/08/09/a-teoria-dos-cisnes-negros/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s