Recomendação: A Odisseia de Hakim

A Odisseia de Hakim conta a história real de um jovem sírio e a sua odisseia para fugir de seu país natal e pedir asilo na França, passando por uma dezena de países nessa jornada.

“Nunca pensei que isso pudesse me acontecer. Mas me dei conta de que qualquer um pode virar um refugiado. Basta que seu país desmorone. Ou você desmorona junto, ou você vai embora.”

Hakim e a sua família tinham um viveiro na Síria de Bashar Al-Assad, até que protestos contra o governo geraram uma guerra civil. Houve extrema violência por parte do governo: detenção, tortura e a perda do negócio. A família de Hakim decide buscar refúgio em um país seguro. Parte da família, inclusive a esposa, consegue uma via de chegar à França, porém, Hakim e o seu filho bebê devem percorrer um caminho mais longo: Líbano, Jordânia, Turquia e mais uma série de países.

A recepção dos refugiados pelos habitantes locais varia entre aqueles que criticam e desprezam, aqueles que tentam explorar os refugiados, mas também, há vários que ajudam Hakim e seu filho a chegar ao final de sua jornada.

Um comentário que faz todo o sentido. As pessoas acham que um refugiado é alguém pobre e não qualificado, mas essa noção está errada. Os que são realmente pobres não têm opção a não ser ficam em seu país natal.

Autor Fabien Toulmé, Editora Nemo. Graphic Novel em três edições. Baseado em entrevistas que o autor realizou com Hakim, este já estabelecido na França.

Link da Amazon: https://amzn.to/34rTAop

Veja também:

Loja e recomendações de livros:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s