Sobre o MuZero


A Deepmind é a empresa que criou o AlphaGo, a inteligência artificial que derrotou Lee Seidel, mestre do jogo Go, em 2016. É um dos marcos da evolução da IA na história, pelo Go ser ordens de grandeza mais complexo do que o xadrez.


A evolução do AlphaGo inclui o AlphaGoZero (que derrotou o anterior por 100 x 0) e o AlphaZero (este também inclui Xadrez e Shogi, e bateu o AlphaGoZero por 60 x 40).


A última evolução da família é o MuZero, capaz de aprender a jogar Go, Xadrez, Shogi (um xadrez japonês) e Atari, com desempenho top level, e sem ter as regras explicitamente ensinadas.

https://deepmind.com/blog/article/muzero-mastering-go-chess-shogi-and-atari-without-rules

Fonte: Blog do DeepMind

Seria como aprender a jogar xadrez sem ninguém ensinar. Aprender a jogar jogando, deduzindo as regras e perdendo milhares de partidas até entender as boas jogadas e desenvolver por si só a estratégia de jogo!

O DeepMind é uma empresa que dá prejuízo de uns 600 milhões de dólares por ano. Os custos incluem os computadores e o time de pesquisadores, pessoas caras, de altíssimo nível e bastante cobiçadas pela indústria.
A receita do DeepMind tende a zero, já que os projetos são em nível de pesquisa aplicada. A empresa só sobrevive por ser bancada pelo Google.


A inovação, nesse nível de liderança mundial, é assim. Bilhões de dólares investidos, muitos anos e os melhores cérebros. Além do alto risco.

Porém, são essas as empresas que constroem o futuro.


Daqui a alguns anos, estaremos utilizando ferramentas derivadas deste tipo de pesquisa aplicada. E vamos ficar pensando, “por que o Brasil não consegue chegar nesse nível?”

Veja também:

AlphaFold, dobramento de proteínas e origami (ideiasesquecidas.com)

𝗗𝗲𝗲𝗽𝗠𝗶𝗻𝗱 (ideiasesquecidas.com)

Um comentário sobre “Sobre o MuZero

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s