O Nobel vai para Roger Penrose…
Se Stephen Hawking estivesse vivo, certamente também seria um dos laureados.
Computação e Informação Quântica
Os outros dois não conheço. Mas Penrose é famoso por ter diversos livros, padrões de preenchimento (https://en.wikipedia.org/wiki/Penrose_tiling) e também por trabalhar com Stephen Hawking.

Aliás, Hawking dizia que nunca ganharia o Nobel, porque buracos negros são coisas difíceis de identificar e de comprovar algo sobre.

Se Hawking estivesse vivo, certamente seria um dos laureados. Para saber sobre a vida de Hawking, tem o filme “A teoria de tudo”.
Hawking também escreveu diversos livros. Entre eles, um bem bacana, didático, chamado “Buracos negros” (vide https://amzn.to/3ljrNte).
O impressionante é que Hawking tinha que escrever letra por letra. Ele manipulava uma espécie de mouse com a língua, única parte do corpo que ele conseguia controlar. Mesmo assim, os seus livros são muito bons, e até bem-humorados. O cara merecia um Nobel por isso.