Palavras do grande mestre Peter Drucker, sobre o planejamento de longo prazo.
O futuro requer decisões – agora. Impõe riscos – agora. Demanda ação – agora. Necessita de alocação de recursos, em especial, recursos humanos – agora. Demanda trabalho – agora.
O longo prazo é feito de decisões de curto prazo. A menos que o longo prazo seja construído por ações de curto prazo, o planejamento de longo prazo é um exercício de futilidade.
Longo prazo e curto prazo não são uma questão de período de tempo: anos, décadas. O que interessa é o quão efetivo é o período de tempo sobre o qual o plano é efetivo.
Ação: Desenvolva um plano estratégico que tenha decisões presentes. Estabeleça responsabilidades pela implementação e monitoramento dessas decisões.
Comentário meu: a coisa mais comum de acontecer é um sonho bonito de longo prazo, acompanhado de ações completamente opostas no curto prazo. O exemplo clássico é a pessoa que traça um plano para emagrecer, mas não resiste à visão de um chocolate no supermercado. O mesmo ocorre quando o fechamento do EBITDA trimestral sacrifica um desempenho de longo prazo da empresa.