Na minha biblioteca particular, há uma coleção de livros que guardo até hoje: o Manual do Escoteiro Mirim.
É a série de livros mais antiga que guardo até hoje.
São 20 volumes, completos, estrelando os sobrinhos escoteiros do Pato Donald, Margarida, Tio Patinhas, Pateta, etc… É uma espécie de enciclopédia lúdica, para crianças.
Foi a minha mãe que comprou esta coleção, há 30 anos atrás. Mas não comprou a coleção inteira de uma vez. Era assim: toda semana, alguns fascículos da biblioteca eram publicados, e ela ia à banca de jornais comprar. Quando os fascículos completavam um livro completo, ela podia pedir para encadernar um livrinho. Então eram necessários vários meses de dedicação para completar esta coleção.
A coisa mais comum do mundo era alguém começar a colecionar e parar no meio. Mas ela, que sabia que eu gostava de ler, persistiu até o fim.
Os livros continham capítulos sobre a natureza, jogos, mágica, jornalismo, esportes olímpicos, futebol. Sempre muito ilustrado, de fácil leitura para crianças.
Há tempos atrás, não existia internet, nem computador pessoal. A biblioteca do Escoteiro Mirim foi para mim algo como um Google da época.
Recentemente, a Editora Abril começou a republicar o manual. Este pode ser encontrado nas livrarias, como no link abaixo. Hoje, com a internet, já não é mais tão legal, mas não deixa de ser uma coleção bastante interessante.
http://www.livrariacultura.com.br/p/manual-do-escoteiro-mirim-40045899