Câncer de computador?

virusComputer
 
No mundo atual, muito se diz sobre vírus de computador. Na verdade, computadores e seres vivos têm uma arquitetura de informação semelhante: o bit de computador (binário, 0 ou 1), equivale às bases químicas adenina, guanina, tinina, citosina. O byte (oito bits) equivale aos aminoácidos (com três bases químicas). Um programa de computador é equivalente a um trecho de dna que codifica uma proteína. Um sistema operacional que mantém a funcionalidade de um computador equivale ao conjunto de cronomossos que controla um organismo vivo. 
 
Na natureza, os vírus são a forma mais simples possível de aparato biológico. É apenas informação (dna) envolta numa camada de proteína. O vírus não produz energia, não se alimenta, faz nada. Mas, quando entra em uma célula viva, o dna do vírus se combina ao dna da célula, e a obriga a produzir cópias e mais cópias do vírus. Usa a energia e os ribossomos (fábricas de proteínas) da célula para produzir outros vírus. 
 
Os vírus de computador têm atuação análoga. São apenas informação, que obrigam o computador a criar e espalhar cópias de si mesmo, infectando outros computadores. 
 
 
Mas, por que não existe um câncer de computador?
Não existe câncer de computador porque este não se reproduz e não evolui.
 
O Câncer é provocado por células do próprio corpo, que sofreram mutações e saem se reproduzindo descontroladamente. Invadem e destróem tecidos vizinhos, além de concorrer por energia e nutrientes. São causadas por cópias celulares mal feitas. Temos trilhões de células no corpo humano, e como a vida de um ser humano é longa, consequentemente temos muitas células que são mal copiadas.
 
Mas, por que a vida permite que haja mutações celulares? A resposta é: para permitir a evolução dos seres vivos. A natureza é baseada na evolução das espécies, evolução esta que só ocorre devido à diversidade. Uma das fontes de diversidade é a reprodução sexuada, que recombina genes distintos de indivíduos diferentes, criando um ser vivo distinto do pai e da mãe. A segunda fonte de diferenças é a mutação dos indivíduos.
 
No futuro existirão nano robôs, que poderão se reproduzir. Seriam utilizados para fazer micro cirurgias no ser humano, por exemplo. Coloco o robô no sistema circulatório, e quando encontrar um veia entupida, por exemplo, este se reproduz, limpa a veia, e morre logo depois. 
 Mas, pode-se especular também que este nano robô venha a sofrer mutações, evoluir, e até ter câncer devido a cópias mal feitas… quem sabe?

 

Arnaldo Gunzi.

Um comentário sobre “Câncer de computador?

  1. Pingback: Seleção de Ideias 2014 | Forgotten Lore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s