Objetivos financeiros

Calc

O ser humano é sempre igual. Quando se fala em renda variável (bolsa, ouro, títulos, imóveis), o objetivo do ser humano é sempre ficar rico. E este objetivo está errado.

Com a exceção de um ou outro gênio que consegue se sobressair, a grande maioria vai apenas perder, se for com o puro e simples objetivo de conseguir muito em pouco tempo. A grande maioria nem estuda o suficiente para saber o que está fazendo. Agem sem controlar riscos, visando somente a rentabilidade a curto prazo e não o montante geral a longo prazo.

Na verdade, o primeiro objetivo em renda variável deve ser o oposto: não ficar pobre.

Explico: seu primeiro objetivo deve ser acumular patrimônio em ativos reais, dando menor importância à rentabilidade e maior importância ao valor. A rentabilidade nominal de um papel pode ser ilusória, mas o valor de um ativo real, não. O título da dívida do governo é um papel sem valor intrínsico, assim como uma poupança num banco. Já um imóvel é um ativo real. A ação de uma companhia como a Vale é um ativo real, porque você é sócio de uma fatiazinha da companhia, e enquanto o Brasil for um país capitalista, isto vai ter valor financeiro, protegido pela jurisdição.

Enquanto buscar renda variável a curto prazo é um jogo de soma zero (porque o que você ganha é o que alguém perde), acumular patrimônio real é um jogo de soma positiva, porque você recebe dividendos que advém do lucro de uma companhia, que cresce com o crescimento da economia do país.

Assim, paradoxalmente como em tudo na vida, aquele que se defende com ativos reais para não ser pobre, pode ter a chance de acumular muito patrimônio, se um ou mais de seus ativos reais deslancharem. Já aquele que buscou o curto prazo vai ter vida curta, porque dificilmente um peixinho vai engolir um tubarão num jogo desses.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s