A Grande Tacada

Muitos ficam na vida à espera de uma “grande tacada” financeira. Seria algo como ganhar na loteria, ou entrar num negócio que dará retornos gigantescos, ou entrar na bolsa para ficar bilionário igual ao Warren Buffet.

A imprensa e as pessoas, de uma forma geral, alimentam este tipo de devaneio com histórias do fulano que fundou a empresa na garagem, do outro que acumulou milhões em trade, etc. Mas a imprensa esquece de entrevistar aquele sujeito que tentou e não ganhou, o empreendedor que começou e faliu.

Infelizmente, a imensa maioria das pessoas nunca vai conseguir chegar lá deste modo. Muito pelo contrário, só vão acumular tentativas frustradas e entrar em pirâmides “infalíveis” do tipo boi gordo e avestruz master.

O único método que funciona para a pessoa comum, para o não-gênio, o não-predestinado, é o método tradicional: trabalhar duro, economizar, deixar de comprar marcas caras, ir acumulando patrimônio pouco a pouco. É também o método que demora mais, e que exige muito, muito sacrifício.

Todos têm o direito de achar de podem vencer. É um viés do ser humano se achar invencível. Mas a estatística está contra a maioria neste caso. E nunca é bom entrar em algo quando as probabilidades estão contra você. Quem ganha na loteria é um só. Se todo mundo ganhasse, o prêmio seria de centavos. É pura e simples probabilidade. Se você não tem o bilhete premiado, não ganha.

A mensagem final é: tenha cuidado com métodos infalíveis e promessas de grandes tacadas. O intermediário que propõe isso vai ganhar, mas você vai perder.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s