Sobre a sabedoria de Charlie Munger

Poucas coisas são melhores do que um domingão tranquilo, com a companhia da família e de uma ótima leitura. Ainda mais, quando esta é sobre a Sabedoria do lendário Charlie Munger, da Berkshire Hathaway.

Quatro mungerismos afiados a seguir:

“Não seja estúpido. Evitar a estupidez é muito melhor do que tentar ser genial.”

“Se não incluírem matemática elementar e probabilidade elementar no seu repertório, vocês terão uma vida tão longa quanto um sujeito de uma perna só em uma competição de chute no traseiro.”

Nota: Formação elementar de matemática e probabilidade faziam parte do repertório de 100 modelos mentais de Munger. Ele sempre defendia que as pessoas deveriam ter 100 modelos de disciplinas que variavam de física e economia até psicologia.

“De quantos insights vocês precisam? Bem, eu diria que não precisam de muitos ao longo da vida. Se olharem a Berkshire Hathaway e todos os seus bilhões acumulados, os dez principais insights respondem pela maior parte deles. E isso com um sujeito brilhante – Warren Buffet – dedicando toda a sua vida aos negócios. Não estou dizendo que ele teve apenas dez insights na vida, e sim que a maior parte veio de dez insights.”

“Que diferença faz se em 40 anos a trajetória inteira for um pouco mais acidentada ou um pouco diferente de todas as outras, desde que tudo dê certo no fim? E daí se houver um pouco mais de volatilidade? Na gestão de investimentos de hoje, além de querer ganhar, todo mundo também quer que o caminho nunca se desvie do padrão, a menos que seja um desvio positivo. Bem essa é uma expectativa muito artificial e irracional. É como atar os próprios pés.”

— Charlie Munger.

Deixe um comentário