Recomendação de livro: Iron John

Segue uma recomendação do meu amigo Décio Tarallo, que li (ou melhor, ouvi) com prazer.

“Iron John”, um livro sobre homens.

O autor, Robert Bly, foi um poeta norte-americano, ativo principalmente na época da Guerra do Vietnã. E o livro é sobre homens, relação com o pai e outros na sociedade. São reflexões excelentes.

Algumas das ideias expostas.

O filho não recebe instruções do pai. Talvez receba instruções de homens não correlacionados, do seu entorno.

Muitos não tem pais, ou os pais não falam com eles – chegam cansados à noite, em casa, após o trabalho. Ou, nos tempos modernos, os pais não conseguem instruir os filhos por eles mesmos não terem essa capacidade (este último é comentário meu).

Por estarem tendo que aprender com outras pessoas, nessa situação, muitos são traídos por outros homens.

As reflexões expostas têm muito da vida do autor, que conta que o pai era alcóolatra, e por isso, a vida fora muito difícil.

Na jornada que se segue, um desejo do homem é o de encontrar o seu pai.

Sobre o pai biológico, mesmo com todas as limitações e ausências, por que não amá-lo assim mesmo? Esta é uma conclusão do autor, após a fase de revolta dos parágrafos anteriores.

Há muitos que não têm pai, por terem morrido ou abandonado a família. A mãe pode querer suprir esse papel, um conceito que ele chama de “male mother”. Só que, mesmo assim, o filho necessita de outros homens para o ritual de transição para a vida adulta.

Ele usa bastante o termo “ritual de transição”, algo que remete à imagem de tribos antigas, porém o mesmo vale no mundo moderno: como o jovem pode se virar neste mundo louco, cheio de regras e de nuances? Como o menino pode virar homem?

Somos contraditórios. Queremos ser o melhor pai, mãe, filho, empregado, chefe – e obviamente não conseguiremos ser tudo isso ao mesmo tempo.

Precisamos de guerreiros, pensando em sociedade.

Os homens jovens não tem ninguém que os inicie. Devem aprender com homens mais velhos que possam guiá-los.

Há um vácuo de homens fortes. Modelos homens de referência para os jovens.

Iron John é um livro simples, direto ao ponto, e bastante poético – o autor intercala recitações musicais durante a narração. E existe realmente este vácuo na vida das pessoas, por melhor que seja o pai.

Link da Amazon: https://amzn.to/483Enpb

Deixe um comentário