Imagine um disco pesado. A gente começa a girá-lo, e é muito difícil fazer o mesmo ganhar velocidade no começo. Colocamos força, mas os resultados são pequenos. Continuamos, insistindo sempre e sempre, até que o disco começa a ganhar velocidade. Prosseguimos nesse ciclo, vencendo a inércia, até o ponto em que o disco ganha muita velocidade – e aí, é o oposto, é difícil parar o mesmo!

Tudo aqui é física. Pela Lei da Inércia, o que está parado tende a continuar parado, e é necessária uma força para iniciar e acelerar o movimento. Momento = massa * velocidade. Por sua vez, quando o disco pesado estiver girando, pela mesma Lei da Inércia, ele tenderá a continuar girando, não vai parar facilmente.
O disco imparável é o conceito de “flywheel”. É o ciclo virtuoso, a mentalidade que sustenta a estratégia da Amazon.
O fundador da Amazon, Jeff Bezos, gostou tanto do conceito que, segundo a lenda, desenhou num guardanapo o flywheel da Amazon:

Seleção e preços competitivos -> Ótima experiência do cliente -> Tráfego -> Vendas -> Maior seleção e menores preços.
Estrutura de custos frugal -> Menores preços -> Ótima experiência do cliente
A Amazon vem cumprindo à risca o conceito. Preços competitivos atraem clientes, geram tráfego e vendas, o que possibilita escala, tanto em termos de dados quanto em logística. Isto permite aumentar a seleção – inclusive trazendo vendedores terceiros à plataforma. Com volume e escala é possível criar inovações como o Prime (este defendido com força por Bezos), Kindle, AWS (Amazon Web Services), entre outros, para agregar valor aos consumidores.
O meu flywheel pessoal: Excelentes projetos em Advanced Analytics -> Ensinar através de aulas e posts -> ganhar Escala com trabalhos e experiências cada vez melhores -> entregar cada vez mais Valor.
Crie também o seu flywheel. Quem são os seus clientes? O que você entrega hoje? Como reduzir custos, melhorar a qualidade e entregar o que os clientes querem? Como escalar o trabalho?
Coloque o cliente no centro e gere um ciclo virtuoso imparável!
Veja também:
