Sucesso = Paixão + Talento + Foco + Disciplina

Paixão: A paixão é a força motivadora, para iniciar e manter o interesse em um projeto. O entusiasmo acaba um dia, é só um fogo inicial.

Talento: O talento é a habilidade natural de uma pessoa para realizar uma tarefa de forma efetiva. Porém, sozinho, não garante sucesso. É necessário muito esforço e consistência.

Foco: O foco é a capacidade de concentrar a atenção em um assunto ou tarefa específica por um período prolongado de tempo.

Disciplina: A disciplina é importante para ajudar a estabelecer hábitos para alcançar objetivos a longo prazo. Enquanto o entusiasmo é a parte legal, boa, a disciplina é aquela parte chata: treinar, estudar quando estamos cansados, acordar cedo, cumprir rituais, fazer quando não queremos mais. A longo prazo, é a disciplina que faz a diferença.

O talento é algo inato, não podemos mudar mais. Todos temos talento, alguns mais, outros menos. Mas as cartas já foram sorteadas. Só podemos jogar com as cartas que temos na mão.

A paixão é aquela chamazinha que fica sempre ardendo, impelindo a gente a tomar uma ação.

O entusiasmo tem que gerar hábitos e rotinas, que devem ser cumpridos com foco e disciplina.

A disciplina assume quando o entusiasmo acaba. Continuar a plantar sementes, gerando o efeito de juros compostos.
Juros compostos são a força mais poderosa do universo.

Ernest Hemingway se forçava a escrever um pouco por dia, todos os dias. Ele acreditava que a prática regular era importante para manter o seu talento e habilidade como escritor e para continuar produzindo obras de qualidade. Ele tinha um processo de escrita disciplinado e organizado. Ele gostava de começar a escrever cedo pela manhã, quando estava fresco e descansado. Outra escritora notória pela disciplina é J.K. Rowling. A autora de Harry Potter é conhecida por sua disciplina de escrita. Ela se esforça para produzir um número determinado de palavras todos os dias.

Michael Phelps: O nadador olímpico é conhecido por sua disciplina de treinamento rigorosa e sua dedicação ao esporte. Ele passava horas na piscina todos os dias e seguia uma dieta rigorosa para se manter em forma.

Acabou a época em que somente o talento puro fazia a diferença. Essa época acabou. Todos os atletas de alta performance atuais devem seguir uma disciplina rigorosa.

Lionel Messi, além de talento inato incomparável, tem imenso foco e disciplina, e, não à toa, mantém-se em altíssimo nível aos 35 anos.

Marie Curie, a cientista vencedora de dois Prêmios Nobel, também mantinha uma rotina de trabalho incansável. Paixão, foco, disciplina.

A lista é infindável, basta procurar.

A receita é:

  • O talento, quanto mais, melhor, só que não temos controle sobre isso. Procure uma atividade, um ramo do conhecimento, onde seu talento seja maior do que a média;
  • Comece com o entusiasmo, paixão, intensidade e crie rotinas a serem cumpridas;
  • Tenha foco. Não adianta sair atirando para todos os lados;
  • Crie hábitos. Tenha disciplina para cumprir as rotinas, no sol e na chuva. Pense como um atleta de elite, seguindo uma rotina de treinos chatíssima e uma dieta rigorosa, por anos a fio.

O topo do iceberg é o que vemos, é a consequência. É o gol na final. É levar a Copa do Mundo para casa.

Ação: Foco e Disciplina em sua área de atuação.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s