Compartilhando nota publicada na revista O Papel, sobre Ferramenta de Planejamento de Estradas Florestais. É uma inovação a nível mundial no setor, podemos afirmar com orgulho.
No passado, os técnicos levavam um mapa impresso e faziam anotações com canetas coloridas, para indicar os serviços a serem feitos (novas estradas florestais, manutenção, remoção de estradas, etc).

Nos últimos 8 anos, fizemos um trabalho forte para digitalizar o processo, a começar com um voo Lidar para mapeamento do terreno. Hoje em dia, os técnicos levam um tablet com inúmeras informações (modelo digital do terreno, tipo de solo, estradas existentes, talhões) e fazem anotações diretamente neste.
Qual o melhor traçado de estradas florestais? Para coroar o trabalho, desenvolvemos (em parceria com a empresa OptGis) um software de otimização do traçado de estradas, considerando custos de equipamentos de colheita, custos de estradas e restrições operacionais. Também é levado em conta a redução do potencial erosivo destas áreas ao posicionar as estradas.
Este é um problema difícil, é um algoritmo pesado que roda num servidor especialmente configurado para tal, e todo este trabalho continua a evoluir.
Resultados até agora: conversão de 450 hectares de estradas em áreas de efetivo plantio – ou seja, aproximadamente 450 campos de futebol, sem perda de qualidade ou aumento de custos operacionais.
É alta tecnologia + métodos analíticos avançados + pessoas de alto nível gerando ganhos efetivos na operação.
A matéria continua repercutindo, o que é muito lega.
https://portalcelulose.com.br/klabin-consolida-ferramenta-que-auxilia-no-planejamento-de-estradas-florestais/
CurtirCurtir