Ferramenta inovadora de planejamento de estradas florestais

Compartilhando nota publicada na revista O Papel, sobre Ferramenta de Planejamento de Estradas Florestais. É uma inovação a nível mundial no setor, podemos afirmar com orgulho.

No passado, os técnicos levavam um mapa impresso e faziam anotações com canetas coloridas, para indicar os serviços a serem feitos (novas estradas florestais, manutenção, remoção de estradas, etc).

Nos últimos 8 anos, fizemos um trabalho forte para digitalizar o processo, a começar com um voo Lidar para mapeamento do terreno. Hoje em dia, os técnicos levam um tablet com inúmeras informações (modelo digital do terreno, tipo de solo, estradas existentes, talhões) e fazem anotações diretamente neste.

Qual o melhor traçado de estradas florestais? Para coroar o trabalho, desenvolvemos (em parceria com a empresa OptGis) um software de otimização do traçado de estradas, considerando custos de equipamentos de colheita, custos de estradas e restrições operacionais. Também é levado em conta a redução do potencial erosivo destas áreas ao posicionar as estradas.

Este é um problema difícil, é um algoritmo pesado que roda num servidor especialmente configurado para tal, e todo este trabalho continua a evoluir.

Resultados até agora: conversão de 450 hectares de estradas em áreas de efetivo plantio – ou seja, aproximadamente 450 campos de futebol, sem perda de qualidade ou aumento de custos operacionais.

É alta tecnologia + métodos analíticos avançados + pessoas de alto nível gerando ganhos efetivos na operação.

Vide:
http://revistaopapel.org.br/publicacoes.php?id=3735

Um comentário sobre “Ferramenta inovadora de planejamento de estradas florestais

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s