Números quadrados e oblongos

Direto dos Diálogos de Platão. Sócrates e Teeteto debatem sobre matemática, e o último descreve os números quadrados e os oblongos.

Teeteto: Dividimos todos os números em duas classes. Uma das classes é a dos números que podem ser produzidos pela multiplicação de fatores iguais, representados pela forma do quadrado e os designamos como números quadrados ou equiláteros.

Sócrates: Bom trabalho!

Teeteto: Quanto aos números intermediários entre esses, tais como três, cinco e todos os números que não podem ser produzidos por fatores iguais, mas apenas multiplicando-se um maior por um menor – e consequentemente sempre contidos em lados desiguais – representaremos pela forma da figura oblonga e os chamaremos de números oblongos.

É interessante notar a forte intuição geométrica dos números. Acrescento abaixo algumas ilustrações dos números quadrados e oblongos.

É interessante notar também a falta de notação matemática – pela falta de notação, toda explicação é discursiva.

Uma crítica à matemática moderna é ser excessivamente abstrata. Ganha-se em poder de generalização, mas perde-se nas características de intuição, e de um diálogo mais humano.

Fonte: Diálogo Teeteto (ou do conhecimento), de Platão.

Veja também: https://ideiasesquecidas.com/laboratorio-de-matematica/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s