Por que alguém pagaria US$ 1 milhão numa imagem de um macaco (feio)?

Resumo baseado em artigo do amigo Mateus Magalhães Bastos, no link ao fim do texto.

– NFT é um “token não fungível”. Isto significa registrar a propriedade de um ativo digital numa blockchain e tornar ele único – como um assento num vôo, um ingresso para um jogo, uma propriedade de uma música. 

– Se eu pagar 1 milhão de doletas numa das imagens do Bored Ape, eu serei o proprietário dela, registrado em uma espécie de cartório descentralizado chamado blockchain. Uma vez dono desta imagem, posso fazer uso comercial: abrir um bar com o tema, vender camisetas, etc.

– É claro que qualquer um pode dar um print screen na tela e copiar a imagem do macaco, mas somente eu seria o dono de fato, garantido pela blockchain. Guardadas as devidas proporções, qualquer um pode abrir um bar temático do Darth Vader, copiando o estilo, porém somente a Disney tem os direitos autorais.

– Há outras vantagens. Além de ser dono de uma imagem, você está entrando num projeto maior. É como um ingresso para um clube restrito: receber brindes, ganhar outros NFTs, convites para eventos fechados e participar de uma comunidade exclusiva de donos desses macacos entediados.

– Um terceiro motivo pode ser especulação mesmo. Alguns Bored Apes que valem milhões hoje foram lançados por meros 190 dólares. Sabendo que a Yuga Labs (o império das NFTs) está lançando diversos projetos (desde outros NFTs até terrenos no metaverso), é bom estar perto do ela vem fazendo.

Confesso que me sinto como a minha avó tentando entender como um computador funciona. Nada disso faz muito sentido, a princípio. Porém, há ideias realmente boas que podem vingar futuramente, em meio a tantas outras que vão naufragar.

O texto do Mateus tem muito mais detalhes, para quem gostar do tema:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s