A afirmação do momento é “está tão quente, e o verão nem chegou ainda”, para a qual dou sempre a resposta “está quente porque o verão é celebrado no meio da estação real do verão”.
Explicando… Este ano o verão começa oficialmente em 21/12/2018. Por quê? Porque é a data do solstício de verão, o dia mais longo do ano.

Imagine um ciclo. Começa no inverno, no dia mais curto do ano (solstício de inverno). Os dias vão se alongando, pouco a pouco, até chegar ao máximo, no início do verão. Depois, os dias vão se encurtando, encurtando, até voltar ao inverno do ano seguinte. Portanto, o dia escolhido para marcar o começo do verão é bem no pico do verão. Daria para dizer que o verão começa no meio do verão.
Em um gráfico, ficaria assim. Peguei a imagem a seguir do site Climatempo.

O mesmo vale para o inverno. A data de início do inverno é no meio do inverno, tanto é que em maio já está bem frio.
Entre os solstícios, há os equinócios. O equinócio é quando o sol fica bem em cima do equador (daí o nome), e serve para marcar primavera e outono.
É como pegar um aquecedor. Digamos que ele esteja sobre sua cabeça – será quente na cabeça e frio nos pés (verão no hemisfério norte e inverno no sul). A seguir, vá movendo o aquecedor até chegar na cintura: é o equinócio, onde tanto a cabeça quanto os pés recebem igual energia. Depois, mova o aquecedor até os pés, estes ficarão quentes e a cabeça, fria.
Esta explicação toda não altera em nada o calor e os dias claros que estamos vivendo. Portanto, curta bastante esse período de férias e de verão!
Trilha sonora: The summer is magic.