Serendipidade

O termo “serendipidade” é muito utilizado nas palestras sobre inovação. Significa uma descoberta por acaso, imprevisto.

 

Trocando em miúdos, significa algo que dá certo “Sem querer querendo”.

 

Remonta à uma história persa, chamada “Os Três Príncipes de Serendipe”. Estes príncipes eram bastante curiosos, e viviam fazendo descobertas devido à astúcia e ao acaso.

 

Com o processo de inovação é semelhante. Você mira em uma coisa e acerta em outra. Dá saltos de fé, apostando no potencial, e frequentemente colhe frutos bem diferentes do esperado.
Para a serendipidade fazer a sua mágica, existe a necessidade de sair da rotina, explorar novidades, quebrar paradigmas, estar sempre buscando melhorias. E, é claro, conhecer e conversar com muitas pessoas de habilidades distintas.

 

Afinal, como dizia Louis Pasteur:

O acaso favorece a mente preparada.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s