Você é Generalista ou Especialista?

Esse tipo de questão sempre surge, e sempre surgirá, com argumentos para cada lado.

Porém, quando se trata de forecasts, há um resultado famoso, de Philip Tetlock.

Tetlock escreveu o livro “Superprevisões”, onde analisou previsões mensuráveis, em impacto e em prazo, de diversos especialistas, por longos 20 anos.

Uma das conclusões é que a Raposa é melhor preditora do que o Porco-Espinho.

Traduzindo, a Raposa sabe um pouco de tudo, enquanto o Porco-Espinho sabe muito de um só tema.

Essa metáfora baseia-se um fragmento do poeta grego Arquíloco: “A raposa sabe muitas coisas, mas o porco-espinho sabe uma grande coisa”.

No campo das previsões, ele sugere que as Raposas integram diversas perspectivas e são mais flexíveis, enquanto os Porcos-Espinhos se concentram em uma única teoria.

É o típico “Para o martelo, tudo é prego”. Para o economista ferrenho, alguma grande teoria macroeconômica. Para o Estatístico puro, algum modelo baseado puramente em dados.

Eu, particularmente, gosto de pensar numa abordagem em pirâmide. Tirar zero sobre coisas muito fora das minhas competências principais, tirar nota 6 em pontos próximos ao principal, e nota 10 em alguns poucos temas em que realmente devo saber profundamente.

Outro resultado interessante de Tetlock: pessoas comuns, quando treinadas para pensar como raposas, podem superar especialistas em previsões complexas.

Link da Amazon, do Superprevisões: https://amzn.to/3Z9bNji

E você, qual sua opinião?

3 comentários sobre “Você é Generalista ou Especialista?

  1. Avatar de deciotarallo deciotarallo

    Arnaldo, com a IA esta abordagem vai mudar: se for generalista a IA vai tomar seu lugar porque tem mais conteúdo. Se for especialista, outras IAs vão tomar seu lugar pela profundidade. O que vai direcionar é a capacidade de entender relações humanas, intuição, perspectiva, inovação, gestão de pessoas, espiritualidade e questões emocionais. Se agregar isto ao conhecimento generalista ou especialista teremos um lugar ao Sol. Abraços

    Curtir

Deixe um comentário