Ressonância

Ressonância é o efeito físico em que diversas ondas pequenas, juntas e na mesma fase, criam um sistema com amplitude maior ainda.

Um sistema em ressonância é como um barco com diversas pessoas remando ao mesmo tempo: o mesmo vai para frente, numa grande velocidade. Quando não há ressonância, cada um rema do seu jeito, e por mais que individualmente cada um deles possa se esforçar, o barco vai perder do concorrente. Qualquer um que trabalha numa grande empresa sabe que é extremamente complicado fazer todos remarem sincronizadamente, dados interesses particulares divergentes e conflitantes.

Uma das razões pelas quais gasto energia escrevendo, neste e em outros meios, é para encontrar pessoas semelhantes, em que as ideias aqui contidas tenham ressonância positiva.

Numa transmissão de rádio, ondas eletromagnéticas são propagadas pelo espaço todo, porém, somente aqueles cujos receptores estão sintonizados na mesma frequência vão receber a mensagem.

“Todos não são clientes”, diz Seth Godin, para enfatizar que clientes são alguns.

Para a mensagem ser boa, ela deve agregar valor. Apresentar ideias que vão gerar resultados efetivos no mundo real se executadas, agregar valor de verdade.

E, ao sincronizar, é importante ter em mente as pessoas. Não fazemos conexões com empresas ou marcas e sim, com as pessoas que ali trabalham e tomam decisões. Outro ponto importante é olhar para a pessoa, não para o cargo que ocupa. Cargos vem e vão, pessoas trocam de empresa, mas se o rádio continuar na mesma frequência, a ressonância continua.

Veja também:

https://ideiasesquecidas.com/2022/04/02/o-melhor-do-mundo-tira-nota-zero-em-quase-tudo/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s