O vagão da vida

Recontando uma história que ouvi um dia desses…

A vida é como um vagão de um trem.

No início de nossa viagem, na aurora do dia, entramos num vagão. Neste já se encontram tantas outras pessoas, algumas sentadas, outras de pé. Às vezes o vagão está cheio, outras, vazio, depende.

São os nossos pais que nos recebem, em algum canto, e lá nos estabelecemos.

Com o passar do tempo, alcançamos outra estação. Nesta, algumas pessoas desembarcam, outras embarcam. Algumas alcançam o seu destino final, outras iniciam a sua jornada. Talvez um irmãozinho ou irmãzinha embarque. Talvez algum ente querido mais velho desembarque.

Há pessoas que ficam mais próximas de nós, há outras mais distantes. Porém, isto não é fixo. Durante a jornada neste vagão, podemos nos mudar para outros locais e nos aproximar de algumas pessoas, enquanto nos afastamos de outras, a sorte é um fator decisivo.

O tempo passa, e mais e mais estações alcançamos. Pode-se ficar neste vagão da vida muito tempo, ou desembarcar após poucas estações, é o destino de cada um. Pode ser uma jornada simples e prazerosa, ou ser uma jornada turbulenta, difícil, é o destino de cada um.

A única certeza é que, cedo ou tarde, todos chegarão ao seu destino final, e desembarcarão para seguir outros caminhos.

O que podemos fazer, sabendo disso tudo?

A única coisa que podemos fazer é aproveitar a viagem, na companhia dessas tantas pessoas queridas. Dar boas-vindas aos que entrarem no vagão, desfrutar da companhia dos que já estão, relembrar com saudade dos que já desembarcaram. Dar o máximo valor ao que podemos fazer no rápido intervalo entre estações.

Na nossa vez de desembarcar, no crepúsculo do dia, podemos ter deixado saudades sinceras entre as pessoas e ter tornado o vagão um lugar melhor para conviver.

Vai ter valido a pena.

Arnaldo Gunzi, mar 2018


“Diante da vastidão do tempo e da imensidão do espaço, é um prazer te encontrar neste momento, neste local” – Carl Sagan

Trilha sonora: Triste Berrante – Solange Maria e Adauto Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s