Cástor e Pólux são os gêmeos da mitologia grega, e há tantos fatos curiosos que vale um pequeno post aqui.
Na mitologia, eles são conhecidos como os Dióscuros.

Sua mãe, Leda, era a rainha de Esparta. O deus supremo Zeus, no formato de um cisne (?) fecundou a bela jovem.
Leda ficou grávida e botou quatro ovos (??), gerando 2 filhos e 2 filhas:
- Pólux era filho de Zeus
- Castor era filho de Tíndaro, rei de Esparta
- Helena era filha de Zeus
- Clitemnestra era filha de Tíndaro
(Imagina o marido da Leda, vendo que ela botou 4 ovos! Esses gregos eram criativos…)
Helena é a mesma Helena de Esparta (depois de Tróia), que com a sua beleza irresistível foi o estopim da famosa guerra de Tróia.

Os gêmeos homens eram inseparáveis, apesar de um deles ser mortal e o outro, não. Participaram de grandes feitos mitológicos, principalmente da aventura conhecida como a Argonáutica, juntamente com outros heróis (entre os quais Hércules, meio-irmão dos gêmeos).
Também ajudaram a resgatar Helena, quando ela foi raptada por Teseu.
Ambos não chegaram a participar da Guerra de Tróia, porque morreram numa batalha antes do início da guerra. Na verdade, Castor, quer era mortal, é que foi morto. O seu irmão Pólux, inconsolável, pediu a Zeus que permitisse compartilhar sua imortalidade com o irmão.
Zeus permitiu que os dois passassem metade do tempo no Olimpo e metade no Hades.
Podemos ver ambos até os dias de hoje: na constelação de Gêmeos, eternamente unidos no céu.

