Viver pensando na aposentadoria?

Durante a graduação no ITA, tempos atrás, optei pela carreira militar, sendo Aspirante a Oficial da Aeronáutica, do terceiro ano até a formatura.

Depois de formado, e promovido a Primeiro-Tenente, servi no Rio de Janeiro por 5 anos, até pedir baixa e ir para a vida civil.

Durante este período na Aer, um fator chamava a atenção. Era consenso de que uma das grandes “vantagens” da carreira militar era a possibilidade de se aposentar cedo.

Militares podem ir para a reserva remunerada após 30 anos de serviço. Ora, se eu já tinha 3 como aluno, faltavam 27. Me formei com 22, somando 27, dá 49 anos de idade. Na verdade, a conta não é bem assim, não sei direito como é a contagem de tempo de serviço como aluno, mas, na pior das hipóteses, com 50 e poucos anos daria para aposentar.

Hoje em dia, com a expectativa de vida em 80 anos, 90 anos, significaria quase metade da vida aposentado. Ninguém no meio civil se aposenta com 50 anos.

Eu via pessoas somente cumprindo expediente e contando os dias para a aposentadora. Obedecendo regras e fazendo o mínimo necessário do que era pedido, apenas para serem livres, quando chegasse finalmente o doce momento mágico da aposentadoria remunerada…

Ora, para mim, este argumento da “vantagem de se aposentar” não fazia o menor sentido. Não iria passar os melhores e mais produtivos 30 anos da minha vida pensando em me aposentar. Preferi pedir baixa após o mínimo acordado, buscar trabalho no selvagem mercado de trabalho, aprender e gerar valor onde passasse.

Para quem gosta e curte a carreira militar, ótimo, fiquem firme. A crítica aqui é se apegar apenas a esta vantagem minúscula.

Por que começar a viver aos 50 e poucos anos, ao invés de começar a viver hoje, agora, neste momento? O relógio do tempo só tem uma direção, que é para a frente. Não volta nunca mais.

É uma ilusão achar que tudo vai mudar quando chegar a aposentadoria. Você é feito de seus hábitos, do que você constrói ao longo do tempo. Se tiver construído pouco até os 50, não vai ser a partir deste momento que o fará.

Portanto, viva hoje e construa hoje o seu caminho.

Deixe um comentário