Você é fã de Star Wars? Darth Vader, Mestre Ioda, a Força, a ordem Jedi?
Nesta Graphic Novel, os autores Laurent Hopman e Renaud Roche contam a história por trás da criação desta obra incrível.

O nosso herói nessa jornada é o cineasta George Lucas. A narrativa inicia com um adolescente, com pouco interesse na escola. Com a cabeça repleta de imaginação, ele preferia ver os filmes de Flash Gordon e apostar perigosas corridas de carro.
Assim continua, até que um acidente quase fatal faz com que Lucas decida ir para a faculdade, estudar cinema, um tema 100% de seu interesse.
Ir para a Universidade da Califórnia do Sul foi fortuito. Ele inova muito, produzindo um filme profissional chamado THX 1138 4EB, e chamando muita atenção.
Nessa época, ele conhece Steven Spielberg, que viria a colaborar em vários outros filmes como Indiana Jones. Ele também conhece Márcia Lucas, editora de filmes, que viria a se tornar sua esposa.
Pouco depois, ele conhece Francis Ford Coppola (que, anos depois, faria o Poderoso Chefão). Tal parceria resulta no filme American Graffiti. Porém, houve uma série de percalços e rejeição do estúdio – foi uma longa trilha até o filme finalmente fazer sucesso.
George Lucas era introspectivo, de poucas palavras. Já Coppola, era o oposto: expansivo, barulhento, falastrão.
A seguir veio a ideia de fazer algo diferente, que viesse do âmago de Lucas: Star Wars.

Toda a indústria do cinema foi descrente, exceto a 20th Fox, na figura de Alan Ladd – um jovem executivo contratado para rejuvenescer o estúdio.
A Graphic Novel é cheia de detalhes sobre Star Wars, vale muito a pena. Pincelando alguns:
- Luke Skywalker, nas primeiras versões, era um velho general chamado Luke Starkiller.
- O roteiro foi reescrito e reescrito, várias vezes. Lucas leu e se baseou na Jornada do Herói, de Joseph Campbell, para reescrever pela última vez.
- A icônica trilha sonora foi composta pelo talentosíssimo John Willians, também responsável por outros grandes temas como o do Tubarão.
- Uma série de outros filmes e livros inspiraram Lucas, de alguma forma. De Kurosawa, há um filme semelhante, o Hidden Fortress: tem um herói forte salvando uma princesa de bandidos, e dois camponeses bobões que só brigam entre si, como alívio cômico.
- O capacete icônico de Darth Vader é uma mistura de capacete nazista, máscara de samurai e imaginação.
- George Lucas trouxe várias pessoas que tinham trabalhado com o lendário cineasta Stanley Kubrick, como por exemplo o responsável pelo design das naves espaciais.
- Carrie Fischer (a Princesa Leia) e Harrison Ford (Han Solo) tiveram uma relação secreta durante as filmagens. Ford era casado e tinha filhos à época. O relacionamento só foi divulgado 40 anos depois.
- Aliás, Harrison Ford era perfeito para o papel, porém tinha um problema: ele tinha participado brevemente do filme anterior, American Graffiti, e Lucas queria que o novo filme fosse totalmente desvinculado do anterior. Ford trabalhava no apoio, como marceneiro, quando um dos assistentes de Lucas o colocou para contracenar com os atores candidatos ao papel de Luke Skywalker. O fit era tão bom que Lucas mudou de ideia.
- George Lucas criou a Industrial Light and Magic para criar efeitos especiais inovadores e mais baratos.
- A Fox segurou ao máximo a assinatura do contrato, assim como controlou fortemente a liberação de verbas. Teve uma hora que eles quase abortaram o projeto, que foi salvo por Alan Ladd.
- O casting envolveu mais de 2 mil atores, e Jodie Foster quase foi a Princesa Leia. O problema é que ela tinha menos de 15 anos, e isso prejudicaria as filmagens, pelo limite de horas permitidas para trabalhar.
- George Lucas teve um ataque cardíaco durante as filmagens, dado o excesso de trabalho, o estresse de gerenciar tantas pessoas, a ameaça constante de ficar sem verbas.
Ninguém acreditou no filme, mesmo depois de pronto: apenas 32 salas de cinema aceitaram exibir a estreia (a média das estreias era 720, só para efeito de comparação). Entretanto, o público adorou: filas imensas se formaram, muitos ficavam na sala para assistir novamente, e a escassez causou até um impacto positivo de marketing!

Este foi o começo de uma história de muito sucesso que continua até os dias de hoje.
Sobre a Graphic Novel. O desenho é claro, limpo, com algumas cores destacando partes importantes da narrativa. É uma leitura fácil, envolvente e inspiradora!
Que a Força esteja com você!
Link da Amazon: https://amzn.to/4bCrV1n
Sobre a Jornada do Herói:
https://amzn.to/4bQKIGn
