Confiança, o ativo mais importante

A confiança é algo muito difícil de obter (pode demorar anos), e fácil de perder (um único deslize). É o ativo mais importante de um profissional.

 

 

O que diferencia as profissionais e empresas atualmente não é o diploma, não é o discurso bonito, nem o marketing, mas sim a confiança de que o trabalho será bem feito de verdade.

 

Prefiro colocar um trabalho importante nas mãos de um profissional em que confio, mesmo que demore mais tempo e seja mais caro.

Prefiro pagar bem mais caro em algo que tenho certeza que vai funcionar bem (digamos, um iPhone da Apple) do que mais barato em algo nominalmente melhor mas que não confio (um smartfone chinês).

A confiança é a base de uma sociedade saudável. O papel-moeda não tem valor algum, o único valor deste é a confiança de que será aceito por todos.

Burocracias são processos travados, que geram overhead, mas servem para transferir a confiança das pessoas que a executam para o processo como um todo.

Grande parte dos lucros do banco provém da confiança de que esta vai guardar o seu dinheiro com razoável segurança (em contraste, é difícil confiar em algo que poucos conhecem, como o Bitcoin).

A confiança entre pessoas é algo subjetivo. Difícil de explicar, uma soma de sinais. É algo volátil. É difícil de falsificar, escasso, e, portanto, extremamente valioso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s