​O Princípio dos Pratos Equilibrados

Teremos sempre mais pratos a equilibrar em nossa vida do que a nossa capacidade de mantê-los equilibrados.
 

 

É simples explicar o motivo. Caso contrário, se estivéssemos com a capacidade sobrando, procuraríamos mais pratos para equilibrar, até o limite de nossa habilidade.
Há sempre um emprego com status maior, uma casa mais confortável, um carro mais poderoso, países mais interessantes a visitar, projetos mais desafiadores, MBAs a mais para serem feitos, círculos sociais mais elevados a se inserir, concorrentes com share maior em algum mercado.
Há sempre alguém mais habilidoso, mais capacitado, mais bem-sucedido, mais bonito, mais rico, mais feliz.
O checklist do TO DO é sempre mais convidativo do que o checklist das ações realizadas – aliás, os checklists são sempre do TO DO, o checklist do DONE nem existe.
É necessária pouca energia para colocar um prato novo para rodar. O problema é manter o mesmo rodando por meses e anos a fio.

O Princípio de Peter
O Princípio de Peter diz que a pessoa é promovida até chegar ao nível de incompetência
Image result for peter principle

Schopenhauer
A ganância é como a água do mar, quanto mais bebemos, mais sede temos.

The Red Queen
 
A Rainha Vermelha, personagem do autor Lewis Carroll, disse:
Querida, aqui devemos correr tão rápido quanto podemos, apenas para permanecer no mesmo lugar. E se você quer ir a algum lugar, você deve correr o dobro disso.

Image result for escalator


Quebrar pratos
Há sofrimento quando um dos pratos cai e quebra. Entretanto, quando há pratos demais, um prato quebrado deveria ser uma alegria.
De tempos em tempos, é necessária uma reflexão.
Quais dos pratos são realmente essenciais? Quais poderiam ser substituídos por versões mais simples e fáceis de equilibrar? Ninguém precisa de tantos pratos assim para viver.
Conclusão: Encontre a quantidade certa de pratos a equilibrar. Faça o checklist do DONE.
Image result for stillness
Bônus para equilibrar o dia: Brandenburg Concerto n. 4 – Allegro, Johann Sebastian Bach, 1721.

3 comentários sobre “​O Princípio dos Pratos Equilibrados

  1. Aldo Bianco

    Muito oportunna as reflexões sobre o artigo. Nosso ego é muitas vezes uitilizado unicamente como ferramenta de “mais conquistas”, “mais resultados” numa interminavel insatisfação e isto se assemelha ao “querer mais pratos” para girar e somos engolidos pela ansiedade, pela ganancia que ´´e diferente da ambição positiva. Os pratos de “fora” precisam cair, às vezes” mas e os pratos “de dentro”, quantas estamos com nossas mentes “rodando pratos” de ansiedade, de medos, de angustias”…Equilibrio é talvez a grande lição deste belíssimo artigo. Parabens Arnaldo, continue nos presenteando com suas palavras. Abrços. Aldo

    Curtir

Deixe um comentário