​ Comprar um disco por uma faixa

Há 200 anos, assistir a uma ópera era algo caro, demorado e restrito à nobreza. Imagine ter que sair de casa, colocar roupas pomposas, viajar por várias horas até chegar ao teatro, onde os músicos performavam ao vivo.
Opera.jpg
Por isso, o espetáculo tinha que ter uma quantidade razoável de tempo. Durava umas 3, 4 horas. Não fazia sentido uma ópera durar 3 minutos, mesmo que a única música legal dela seja esta de apenas 3 minutos.
O avanço da tecnologia permitiu um enorme barateamento da distribuição de informação. Com o surgimento dos discos LP, e depois CD, qualquer plebeu poderia ter acesso à música.
MOVATM078.jpg
Mas mesmo assim, era preciso produzir o disco, e tê-lo fisicamente. Mesmo que a única música legal do disco tivesse 3 minutos, o disco vinha com 40 minutos.
Com a internet, não é mais necessário ter um cd físico. É possível comprar somente a faixa de 3 minutos que era o que o consumidor queria mesmo.
itunespurchase.JPG
Em física, há o Princípio da Inércia, formulado por Isaac Newton. Um objeto em repouso tende a continuar em repouso, e um objeto em movimento tende a continuar em movimento. Para sair do repouso para o movimento, deve-se aplicar uma força (proporcional à massa e à aceleração), e para parar o movimento, idem.
A tecnologia diminiu a inércia das transações, no sentido de sair de um estado (não tenho música) para outro estado (tenho música).

Com os livros é exatamente igual. Para justificar o custo de R$ 80,00 de um livro (impressão, transporte, exposição na livraria) este deve ter umas 300 páginas, mesmo que somente 10 páginas sejam o cerne do conteúdo inteiro.
Isto está mudando também. Com blogs que custam muito pouco para produzir, é possível expor somente o conteúdo essencial do trabalho, sem enrolações e encheções de linguiça.

Um filme no cinema deve durar umas 2 horas, para justificar o tempo gasto indo ao cinema, esperando na fila, etc. Mas um filme no youtube pode ter apenas o tempo necessário, porque não é necessário ir a um cinema para assisti-lo.

Na faculdade, uma aula presencial tem que mobilizar alunos e professores. Com o tempo que se perde no início e distrações, a aula tem 50 minutos. Mas uma aula no YouTube pode
conter somente os 20 minutos de conteúdo real.

O expediente padrão de 8 ou mais horas de trabalho também tem uma série de distrações. Ninguém consegue ficar todo o tempo ligado, concentrado. O tempo líquido é muito menor. E grande parte do trabalho poderia ser à distância, e focado no que realmente é efetivo.

Aulas e expediente de trabalhos ainda são muito tradicionais para mudar. Pode-se argumentar que é legal para o ser humano ter estes contatos não produtivos. Mas é legal até um certo ponto. O jeito atual é 100% rígido. A tendência é que muito do que fazemos hoje seja mais flexível e rápido, direto e produtivo, devido à redução da inércia provocada pela tecnologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s